top of page

SOBRE A LIEQ

Independente da graduação ou do conhecimento de cada um, a Liga tem como essência a evolução mútua através do compartilhamento de conhecimento. Nós acreditamos que todos os envolvidos na LIEQ têm algo a ensinar e muito a aprender. 

Formada por alunos da UFRJ que têm sede por conhecimento e são interessados por finanças, a Liga de Investimentos da Escola de Química tem como propósito sanar o déficit de educação financeira que atinge grande parte dos alunos da instituição. Independente da graduação ou do nível de conhecimento de cada um, a Liga tem como essência a evolução mútua através do compartilhamento de conhecimento. Por meio de reuniões periódicas que incluem aulas, bate-papos, capacitações, grupos de estudos, dentre outros, a LIEQ seguirá uma metodologia que visa estimular a inteligência financeira em seus membros, ao passo que horizontaliza seu conhecimento.

MISSÃO

Nossa missão é preparar investidores para atingirem independência financeira, a partir do compartilhamento de conhecimento.

VISÃO

Ser referência em educação financeira e sinônimo de excelência na UFRJ.

VALORES

Trabalho em equipe, espírito desafiador, excelência e proatividade. 

NOSSA HISTÓRIA

A LIEQ surgiu a partir de um chamado da página Eu Gosto de Opostos, um nascedouro de ideias criado por alunos da Escola de Química - UFRJ para fomentar as iniciativas estudantis dessa unidade. No dia 4 de novembro de 2014, a Liga de Investimentos da Escola de Química teve seu início, realizando sua primeira atividade na semana seguinte. Com o apoio da Fundação Estudar e do Na Prática, a LIEQ aos poucos se estruturou e, em agosto de 2015, acaba de inaugurar sua nova identidade. Nessa nova fase, a equipe de membros investidores espera impactar a Escola de Química e o Centro de Tecnologia, buscando profissionalismo e excelência nas atividades realizadas.

NOSSA EQUIPE

Hoje fazem parte da LIEQ estudantes de diversos cursos da Escola de Química e da Escola Politécnica - UFRJ. Estamos organizados em três diretorias, Projetos, Marketing e Gestão e Pessoas. Cada uma responsável por desenvolver as atividades inerentes ao funcionamento da Liga.

DIRETORES

Rodrigo.jpeg

Rodrigo Monroe

Presidente

Davi C.JPG

Davi de Carvalho

Marketing

Guilherme.jpeg

Guilherme Ribeiro

Gestão e Pessoas

Thais.jpeg

Thais Lucena

Diretora de Projetos

ASSESSORES

Aaron.jpeg

Aaron Horowitz

Projetos

Ana_Vitória.jpg

Ana Vitória Marques

Gestão e Pessoas

Barbara.jpeg

Barbara Luz

Gestão & Pessoas

Raquel.jpg

Raquel Reiner

Marketing

Gabriel.jpeg

Gabriel Duque

Projetos

Breno.jpeg

Breno Barros

Projetos

Julia.jpeg

Julia Keller

Marketing

João.png

João Nascimento 

Projetos

Rodrigo da Cruz.jpeg

Rodrigo da Cruz

Projetos

WhatsApp Image 2019-10-11 at 13.26.37.jp

Joaquim Glauber

Projetos

Jorge.jpeg

Jorge Carvalho

Projetos

Pedro.jpg

Pedro Franco

Projetos

Guilherme Pitanga.jpeg

Guilherme Pitanga

Projetos

Lara.jpeg

Lara Rocha

Gestão e Pessoas

CONSELHEIRO

allan_machado.jpeg

Allan Machado

Conselheiro

Mais sobre a LIEQ

O Movimento de Ligas Universitárias
 

Ligas universitárias são grupos formados por estudantes universitários com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos alunos de uma ou mais instituições de ensino superior para áreas de atuação específicas, promovendo-a no meio universitário através de atividades de capacitação e oportunidades de envolvimento e ingresso nessas áreas. Na LIEQ, as atividades realizadas para este fim são palestras, cursos, bate-papos, grupos de estudos, debates e competições.

Orientação profissional 
 

Para dar segmento ao nosso trabalho, contamos com o acompanhamento de profissionais e empresas qualificados na área de mercado financeiro, o quais nos guiam e auxiliam quanto ao conteúdo a ser abordado.

 

Dentre estes está nosso maior colaborador e mentor, Bernardo Miranda. Formado em Finanças pela COPPEAD e graduado cum laude em Engenharia de Produção pela UFRJ, com extensão na École Polytechnique Universitaire de Marseille, Universitat Polytècnica de Catalunya e London School of Economics & Political Science, Bernardo possui 8 anos de experiência profissional no mercado financeiro. 

O Programa de Incubação de Ligas Universitárias

 

A fim de incentivar e apoiar a criação de novas ligas universitárias no Brasil, a Fundação Estudar iniciou, em janeiro de 2015, o Programa de Incubação de Ligas Universitárias. Através deste, a organização ofereceu orientação e acompanhamento para que mais de 100 grupos fundem ligas em suas universidades nas áreas de 

empreendedorismo, mercado financeiro, gestão empresarial, gestão pública, direito, engenharia e outros. Ao final a LIEQ foi condecorada Liga Ouro, com o melhor desempenho no Rio de Janeiro.

 A Fundação Estudar e o Na Prática

 

Fundada em 1991 por 3 dos mais importantes empreendedores do mundo, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, a Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo potencializar jovens talentos para que possam agir grande e transformar o Brasil.

bottom of page